Realizado ao término de cada ano, o planejamento financeiro é uma projeção que todas as empresas fazem para balizar os caminhos que almejam seguir no próximo ano, a fim de organizar as finanças e garantir que os recursos disponíveis sejam aproveitados da melhor forma possível. O principal objetivo é manter a saúde financeira.
Neste documento, além da definição das metas futuras, a gestão também estabelece, por exemplo, o que precisa ser feito, como será operacionalizado e as ferramentas utilizadas.
Independentemente do porte da empresa, o melhor caminho para o crescimento consiste em elaborar um planejamento financeiro assertivo e cumpri-lo à risca. Fazê-lo com antecedência é primordial e evita erros fatais.
O planejamento financeiro também é uma oportunidade de fazer um balanço do ano, analisar o que foi proposto, rever os projetos em andamento, ajustar metas e avaliar o que foi efetivamente realizado. É uma possibilidade de “olhar no retrovisor” visando ao futuro, permitindo maior entendimento do negócio.