A importância do Enade para os estudantes

Estudantes

O que é o Enade? 

O Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) é responsável por avaliar o desempenho dos alunos das instituições de ensino superior. 

 

A prova tem como objetivo avaliar o discente e a instituição a qual pertence. Funciona como um medidor da qualidade do ensino brasileiro nas faculdades e universidades. 

 

Por que o Enade é importante para os estudantes?  

Como o exame avalia a qualidade das instituições, com conceitos que variam entre 1 e 5, o estudante pode pesquisar e ingressar na universidade/faculdade que tiver a melhor nota. 

 

Ter uma nota alta no Enade beneficia tanto a instituição de ensino quanto o aluno, pois o resultado é um qualificador da própria universidade/faculdade, assim como fica registrado no histórico escolar do estudante.  

 

Alguns processos seletivos, como vagas para trainee, consideram a nota que a instituição do candidato obteve no Enade, sendo o conceito 3 a média dentro do rendimento da maioria das universidades/faculdades brasileiras. 

 

O Enade é, portanto, uma avaliação obrigatória, e o aluno que se recusar a fazer a prova poderá não colar grau (se formar) e emitir seu diploma. Entretanto, caso haja algum motivo para não comparecer ao exame, o estudante poderá justificar sua falta, desde que esteja em conformidade com as situações aceitas pelo Ministério da Educação (MEC). 

 

A prova é aplicada todos os anos em dois grupos distintos de alunos da graduação: os que estão no início do curso e os que já estão no final. Desta forma, o Governo Federal tem um panorama do conhecimento entre os estudantes que estão entrando (calouros) e os que estão saindo (formandos) do ensino superior. 

 

O exame é composto por 40 questões, sendo 10 sobre a formação geral do estudante, podendo ser discursiva ou de múltipla escolha. Já as outras 30 são questões sobre cada área específica, também de múltipla escolha e discursiva. 

A nota baixa não gera nenhuma consequência para o aluno. Já a universidade/faculdade será penalizada e terá que reavaliar a qualidade de ensino e promover melhorias nos cursos de graduação.  

 

Existem diversos cursos que podem te auxiliar caso precise de ajuda para aprender. Clique na parte de “dicas” em nosso blog e veja algumas opções. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.