O que é o Enade?
O Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) é responsável por avaliar o desempenho dos alunos das instituições de ensino superior.
A prova tem como objetivo avaliar o discente e a instituição a qual pertence. Funciona como um medidor da qualidade do ensino brasileiro nas faculdades e universidades.
Por que o Enade é importante para os estudantes?
Como o exame avalia a qualidade das instituições, com conceitos que variam entre 1 e 5, o estudante pode pesquisar e ingressar na universidade/faculdade que tiver a melhor nota.
Ter uma nota alta no Enade beneficia tanto a instituição de ensino quanto o aluno, pois o resultado é um qualificador da própria universidade/faculdade, assim como fica registrado no histórico escolar do estudante.
Alguns processos seletivos, como vagas para trainee, consideram a nota que a instituição do candidato obteve no Enade, sendo o conceito 3 a média dentro do rendimento da maioria das universidades/faculdades brasileiras.
O Enade é, portanto, uma avaliação obrigatória, e o aluno que se recusar a fazer a prova poderá não colar grau (se formar) e emitir seu diploma. Entretanto, caso haja algum motivo para não comparecer ao exame, o estudante poderá justificar sua falta, desde que esteja em conformidade com as situações aceitas pelo Ministério da Educação (MEC).
A prova é aplicada todos os anos em dois grupos distintos de alunos da graduação: os que estão no início do curso e os que já estão no final. Desta forma, o Governo Federal tem um panorama do conhecimento entre os estudantes que estão entrando (calouros) e os que estão saindo (formandos) do ensino superior.
O exame é composto por 40 questões, sendo 10 sobre a formação geral do estudante, podendo ser discursiva ou de múltipla escolha. Já as outras 30 são questões sobre cada área específica, também de múltipla escolha e discursiva.
A nota baixa não gera nenhuma consequência para o aluno. Já a universidade/faculdade será penalizada e terá que reavaliar a qualidade de ensino e promover melhorias nos cursos de graduação.
Existem diversos cursos que podem te auxiliar caso precise de ajuda para aprender. Clique na parte de “dicas” em nosso blog e veja algumas opções.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.