A iniciática chamado de Indice de Município Amigo da Primeira Infância (Imapi), implementada pelo Brasil visa oferecer um ambiente de desenvolvimento na primeira infância. Com a cobertura de 5.570 cidades, a sua criação foi elogiada em nova publicação global.
As Nações Unidas ressaltam a importância de ter mais investimento para os menores que viabilizem oportunidades nos primeiros anos voltadas a saúde, nutrição e o bem-estar. Destaca-se ainda o público-alvo sendo de países mais pobres e pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Fundo da ONU para a Infância (Unicef), ainda evidencia os impactos que as primeiras experiencias de uma criança refletem no seu crescimento geral. Os dados apontam que entre o período de gravides até três anos é a idade em que o cérebro progride rapidamente, sendo 80% do desenvolvimento neural.
O compromisso político também fica evidente no estudo, em que o total de países que com políticas e planos para melhorar os serviços teve uma expansão. Com isso, mais de 80% das nações têm avanços no treinamento de trabalhadores para o apoio de famílias, com atividades de aprendizagem e cuidados.
O diretor de Nutrição e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Victor Aguayo, evidencia que toda criança tem o direito de ter um melhor começo de vida. Além disso, para ele uma boa nutrição, cuidados, aprendizagem, saúde e um ambiente seguro oferecem a oportunidade para criança crescer em sua forma plena.
Para concluir o documento pede a criação de ambientes propícios para o desenvolvimento da primeira infância, assim como, investimentos nos setores de saúde, educação, saneamento e melhores condições para a família com creches acessíveis.
Fonte: ONU News