O mercado de trabalho para PcDs é bastante desafiador, a falta de oportunidades, acessibilidade e descriminação são algumas das barreiras enfrentadas. No Brasil, aos poucos as empresas aos poucos estão entendendo a importância da inclusão.
E para que isso aconteça de forma eficiente não basta somente fazer parte do quadro de funcionários, é preciso entender que a tecnologia pode ser uma ferramenta essencial para a inserção e capacitação desse grupo.
O uso da chamada tecnologia assistiva presente em aparelhos eletrônicos é uma prática que visa promover estratégias, recursos e funcionalidade a pessoas com deficiência, auxiliando no desempenho de atividades do trabalho e na produtividade.
Com o computador o acesso é possível mediante assistência auditiva, visual, intelectual e as pessoas que tenha mobilidade reduzida. Existem vários tipos de programas e recursos assistivos, são alguns deles:
– Reconhecimento de voz;
– Reconhecimento de movimento;
– Recursos de libras;
– Cadeira motorizada;
– Teclados adaptados;
– Leitores de tela.
É por meio da tecnologia que as empresas podem estar preparadas para receber os colaboradores, melhorando a sua autonomia, qualidade de vida e dando a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente.
Leia também: O Papel das Lideranças e Gestores na Inclusão de PcDs nas Empresas; Saiba mais sobre a Lei de Cotas para PcD