A Fundação Mudes foi selecionada no Processo Seletivo de Projetos Sociais (PAPS 2023) realizado pela Fundação Salvador Arena (FSA) — entidade sem fins lucrativos, que apoia e executa projetos e programas sociais, promovendo a transformação social.
O projeto vencedor, “Empreender e Inovar com a Robótica”, foi um dos 20 finalistas dentre 257 propostas recebidas pela FSA em âmbito nacional. No Estado do Rio de Janeiro, há apenas duas instituições vencedoras, sendo a Fundação Mudes uma delas.
Com isso, a Mudes receberá uma verba de incentivo para implementar um laboratório Maker para a formação de jovens em Robótica.
A meta inicial é impactar 120 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes no Morro da Providência, Complexo Fallet Fogueteiro e outras comunidades próximas ao Centro do Rio. O objetivo é prepará-los para as demandas do mundo do trabalho, que busca cada vez mais profissionais criativos e que apresentem soluções inovadoras e mais produtivas.
As aulas iniciam em março deste ano e vão até dezembro, sendo dois ciclos de cinco meses, com quatro turmas de 15 alunos em cada ciclo, totalizando 120 alunos.
O curso “Empreender e Inovar com a Robótica” já é um case de sucesso da Fundação Mudes. Em Curitiba, a instituição realizou o projeto em parceria com a Robert Bosch, em 2022, e formou 18 alunos.
Segundo a Revista Forbes (setembro/2021), devido às constantes inovações tecnológicas, a Robótica — que antes era restrita a pesquisas científicas, à ficção e a outras áreas —, hoje é um pilar da sociedade, e o seu conhecimento tornou-se necessário no mercado de trabalho mundial.
Conheça mais sobre o projeto vencedor da Fundação Mudes:
Mudes e Bosch promovem curso de robótica para jovens de Curitiba
Curso de Robótica da Fundação Mudes forma sua primeira turma