Ela é fundamental para garantir a segurança alimentar dos alunos no ambiente escolar
A instituição de ensino é o lugar onde as crianças e os adolescentes são capazes de desenvolver conhecimentos e aprendizados essenciais ao longo do crescimento.
A maioria desses estudantes passa boa parte da vida em uma sala de aula. Para os alunos em vulnerabilidade social, o almoço na escola é, muitas vezes, a única refeição do dia.
Segundo o relatório da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssam), 33 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar.
Este lamentável cenário retrata a situação de muitas crianças do Brasil e traz a importância de as instituições de ensino oferecerem a merenda como forma de auxiliar o desenvolvimento escolar e a saúde dos estudantes.
O Programa Nacional de Segurança Alimentar (PNAE) é um programa do governo brasileiro que visa garantir a segurança alimentar por meio de ações de educação alimentar e nutricional para os estudantes de todas as redes públicas de ensino. O PNAE também contribui com o desenvolvimento escolar de aprendizagem e fomenta práticas de alimentação saudável.
Portanto, é imprescindível que as instituições de ensino tenham um planejamento de uma refeição nutricional reforçada, a fim de que seja promovida a educação, saúde, o bem-estar e a segurança alimentar de qualidade.