Semana passada falamos um pouco da função de cada cargo político, essa semana trouxemos a parte 2!
Deputado federal
O número de políticos presentes na Casa Legislativa é proporcional ao tamanho da população. Suas atribuições também consistem em legislar e fiscalizar o Poder Executivo.
Cabem aos deputados federais propor, aprovar e reprovar projetos de lei e conduzir processo de impeachment, por exemplo.
Senadores
O Senado é considerado a Câmara Alta do Poder Legislativo Federal, compondo o Congresso Nacional junto à Câmara dos Deputados. Cada estado da federação conta com três representantes.
Assim como os deputados, os senadores discutem e votam propostas referentes às áreas econômica e social, além de fiscalizar o orçamento da União.
Aos senadores também cabe julgar o cometimento de crimes de responsabilidade por parte do presidente da República.
Presidente
O presidente da República é o chefe do Poder Executivo, a autoridade máxima da política. No Brasil, o trabalho do presidente pode ser dividido em duas esferas: como chefe de estado e como chefe de governo.
Chefe de estado: o presidente é o representante do país perante outras nações. Cabe a ele a boa apresentação do Brasil no exterior, além de formar alianças e tratados com outros países.
Chefe de governo: faz do presidente o responsável por ações e decisões do cotidiano da política no que tange à Administração Federal.