O ano de 2022 será marcado pela corrida eleitoral provocada pelas eleições gerais, sobretudo pela disputa da presidência. O primeiro turno está marcado para o dia 2 outubro, mas falta menos de um mês para encerrar o prazo de regularização do título de eleitor, que termina no dia 4 de maio.
A partir dos 16 anos o voto é facultativo, mas se torna obrigatório aos 18. Por isso, separamos alguns pontos importantes que você precisa saber na hora de tirar o seu título de eleitor.
Digitalize documentos
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
- Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral)
Título Net
Acesse a página oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Título Net e siga o passo a passo. Em caso de dúvidas, o TSE preparou um vídeo tutorial que você pode assistir clicando aqui.
E-título
Após o processamento dos dados e emissão do título, faça o download do aplicativo E-Título no seu dispositivo móvel. A versão digital do documento dispensa o uso do título convencional, impresso. É ele que você levará na hora da votação.
Consulta
Precisa consultar o status do seu título? Na opção “Autoatendimento do Eleitor”, basta clicar em “Atendimento ao Eleitor” e buscar pela opção “Consulta a situação do título de eleitor”. Na tela seguinte, você deve informar seus dados e entrar na plataforma.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.