A experiência do estágio é, para o estudante, uma possibilidade de colocar em prática o conteúdo apresentado em sala de aula. E, para você, gestor, pode ser uma oportunidade de ser um supervisor melhor caso decida praticar ações visando proporcionar o melhor acolhimento possível para esse estudante.
Seguindo os quatro passos a seguir, você desenvolve habilidades de relacionamento, empatia, acolhimento e liderança. As dicas são baseadas em artigo da palestrante Jodi Glickman para a Harvard Business Review. Confira:
1 – Prepare a equipe para receber o novo estagiário
Visando evitar o desconforto de o estagiário perceber que os colegas da equipe não sabiam sobre sua chegada na empresa, o ideal é recepcionar o novo estagiário ou delegar essa tarefa para outro membro da equipe.
Perguntas como ”Quem é você?” “Vai trabalhar em que setor?” podem manchar sua imagem como gestor. Dessa forma, procure avisar antecipadamente sua equipe a respeito da chegada da nova pessoa, mostrando para ela, em seu primeiro dia, que ela é bem-vinda.
2 – Converse com o estagiário sobre objetivos profissionais
O estagiário chega com muita energia, vontade de se mostrar útil e disposto a contribuir com suas funções. Por isso, é importante conversar com ele sobre as possibilidades de crescimento, o que a empresa pode lhe oferecer e para onde o mercado está caminhando.
Dessa forma, o estudante verá, na prática, como ele pode desenvolver-se como profissional. E mais: conversar com alguém que ainda está na faculdade sobre tendências em determinada área pode, inclusive, contribuir para a sua própria carreira.
3 – Tenha materiais informativos à mão para instruir o estagiário
Para que seu estagiário tenha um desempenho satisfatório, indicamos que você tenha sempre algum material da empresa à mão para instruí-lo em caso de dúvidas, como relatórios passados, manuais, entre outros.
É importante que ele passe por esse processo de aprofundamento nos métodos utilizados pela empresa, para adaptar-se à cultura organizacional, implementando-a aos seus hábitos.
4 – Defina previamente as ‘regras’ da empresa
Lembre-se de que o estagiário novo desconhece as regras da empresa. Por isso, é importante avisá-lo sobre horários, que traje é apropriado no escritório, ou que redes sociais estão permitidas de serem consultadas.
Dessa forma, você evita que ele, por exemplo, vista uma roupa social em sextas-feiras informais, ou seja chamado atenção por não cumprir a hora do almoço correta.